sábado, 24 de fevereiro de 2018

Entrevista com Dila

A artista

Dila: a nossa representante maior da Arte Naïf

Consegui o contato da artista Dila com Silvânia Tamer - marchad de Rogério Martins em 8 de fevereiro, após muitas tentativas sem êxito. Liguei para Dila e conversamos sobre a pesquisa e a participação dela ao projeto. Ela adiantou que tem umas obras em casa que podia fotografar, pois não tinha imagens guardadas em computador. Por está acamada, pediu para ligar dia 20 de fevereiro para tentar acertar os detalhes.
A artista Dila, apesar da condições de saúde comprometidas por uma gripe, aceitou nos receber em sua residência no bairro do Cohaserma, no dia 23 de fevereiro de 2018.
Para essa entrevista, contamos com a parceria da estagiária Janaína Freitas no apoio e registros fotográficos e fílmicos com celular, Wilka Sales nas filmagens com câmera profissional e Andréa Frazão no apoio na iluminação e gravação de images e áudio.

Iniciando a conversa com a artista





Uma pausa para ajuste da câmera

A equipe nos bastidores


Wilka Sales filmando os materiais de pintura da artista




Por traz das câmeras



A entrevista

A entrevista com a artista Dila transcorreu sobre sua infância e sua vida profissional, sua iniciação na pintura,  na litogravura.









Obras de seu acervo particular

O Cristo  Óleos/tela 100x80 2011

Alegoria Mangueira - Litogravura 1986




Momentos das Fotos






Dila e eu - Monica Rodrigues



A equipe PesquisAção com a artista


Dila e Andréa Frazão

Dila e Janaína


Dila e Wilka Sales



Impressões


A história de vida e a presença marcante dessa artista deixou toda a equipe impactada, pois a sua importância para as artes visuais maranhense e incontestável, apesar disso não há holofotes a essa representante de  setenta e nove anos de idade, que vive sozinha com seu único filho, cachorros e gatos numa grande casa de sobrado, com suas telas, tintas e memórias.


Móveis com história da casa da artista


Baú e santuário de época


A voz de Dila

Filmado por Janaína de seu celular













Nenhum comentário:

Postar um comentário