20 de dezembro de 2017. Local: Universidade Federal do Maranhão - Campus do Bacanga.
Primeira visita/pesquisa de campo com a equipe de alunos "PesquisAção", com a presença de: Alessandra Madeira, Alessandra Sena, Crislane, Janaína, Jêmina, Keviane, Robert e Thays. Os artistas a serem conhecidos pelo grupo foram Paulo César e Murilo Santos - ambos também professores do Departamento de Arte da Universidade Federal do Maranhão.
Fonte: a autora
No ateliê, após as apresentações iniciais, o artista Paulo César abordou o tema da cerâmica, falando sobre argilas brancas, vermelhas, a plasticidade do material, entre outras referências teóricas, e depois iniciou uma demonstração de como fazer azulejos em relevo.
Bate papo inicial sobre cerâmica
Fonte: a autora
Demonstração técnica de Paulo César
Fonte: a autora
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYRofWZv_HKF-HI5jgX0mOd7EtnLOMKg-NBlVaFOidWOGQOLPlXOC4AwHsux-0oPbahEfWUqIhhMzhbfXsX7scLqys36sQisAvwRnP9He9n40VulzBILQBw6_8MZf3M1rEbKHVBVdqabCS/s1600/IMG_20171220_082835276_HDR.jpg)
Fonte: a autora
Fonte: a autora
Jêmina acompanhando o trabalho
Fonte: a autora
Alunos com a mão na massa ... na argila
Depois de concluir a sua demonstração prática da azulejaria em relevo, o professor/artista Paulo César convidou os alunos/pesquisadores a experienciar a técnica da cerâmica, e alguns alunos participaram.
Robert experimentando a técnica
Fonte: a autora
Alessandra Madeira
Fonte: A autora
Thays
Fonte: a autora
![]() |
Alessandra Sena Fonte: a autora |
resultados das experiências
Fonte: a autora
A Equipe PesquisAção com o artista Paulo César
Fonte: a autora
Momento cafezinho
Após a visita ao ateliê de Paulo César, fizemos um intervalo para um cafezinho no espaço aberto do CCH UFMA, antes de iniciar o segundo momento com o professor/artista Murilo Santos.
Fonte: Crislane
Segundo Tempo - Aula com Murilo Santos
O professor Murilo Santos também nos recebeu na sala -1, do bloco 3, 1º andar do CCH-UFMA, para uma aula sobre a História do cinema universal: Irmãos Lumière, brinquedos óticos, cinematógrafo, Chegada do trem a estação, George Mèlies. As questões da linguagem do cinema: diferença entre documentário e ficção, os planos de enquadramento e o uso intencional de ângulos , o princípio do som óptico e suas variantes, dicas de edição, construção de interesse através de imagens, planos, sons e estrutura.
O panorama do cinema Maranhense - sua participação como testemunha ocular e produtor desde a década de 70 em super 8, sua participação no grupo Laborarte, filme sobre a dança do lelê, o grupo Gororoba, entre outras informações de sua biografia no cinema do Maranhão.
Aula com Murilo Santos
Fonte: a autora
Fotos com o artista
Encerrada a aula de Murilo Santos, tiramos fotos para registrar o momento, conforme imagens a seguir:
Jêmina e Murilo Santos
Fonte: pesquisadores Jr
A equipe PesquisAção com o artista Murilo Santos
Fonte: pesquisadores Jr
O artista, os pesquisadores Jr e a autora
Fonte: pesquisadores Jr
Próxima saída a campo: Exposição de Miguel Veiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário