Airton Marinho: o mestre da xilogravura no Maranhão
Airton Marinho foi contactado em 2017 no mês de novembro. Numa conversa informal foi adiantado o motivo da pesquisa e a presença de seu nome entre os escolhidos para fazer parte dos MEAs, mas somente em fevereiro iniciamos os contatos por telefone para agendar o encontro, porém por conta do artista também está trabalhando como Secretário de Cultura do Município de Vitória do Mearim, esse momento teve que ser adiado algumas vezes.
Airton Marinho nos recebeu em seu ateliê no Beco da Catarina Mina, nº 211, Centro Histórico de São Luís às 15 horas de 23 de fevereiro de 2018.
Em sua entrevista narrou a sua predisposição desde criança para o desenho, a sua experiência numa gráfica a partir dos seus 14 anos, ao chegar em São Luís de sua terra natal - Vitória do Mearim. As particularidades de seu estilo colorístico, seus temas voltados a cultura popular do Maranhão e a uma passagem pela história da xilogravura.
Após a entrevista fizemos imagens de suas obras e de detalhes de seu ateliê e de sua apresentação de instrumentos de trabalho do artista.
A obra de Airton Marinho
A obra de Airton Marinho é formada por várias séries de xilogravuras, pois depois de trinta anos de carreira já tem em seu acervo, obras memoráveis como as apresentadas nessas imagens a seguir, oriundas de seu blog: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br.
Uma ceia nordestina ... Xilogravura policromada Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br |
Mimoso da Ilha - Xilogravura policromada Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br |
Festas Juninas na Ilha - Xilogravura policromada Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br |
A lenda da Serpente - Xilogravura policromada Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br |
Mimoso da Ilha - Xilogravura policromada Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br Foto após a entrevista |
Equipe PesquisAção após a filmagem da entrevista com o artista |
Xilogravuras no ateliê do artista - foto de Janaína |
Nenhum comentário:
Postar um comentário