quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

As reuniões de estudo preparatório para a pesquisa

Estudos prévios para a pesquisa científica

O cronograma dos estudos prévios realizados sobre as temáticas da pesquisa científica com o grupo "PesquisAção" - formado por alguns alunos voluntários do 2º e 3º ano do C.E Domingos Vieira Filho, será relatado a seguir:
  • 17 de agosto de 2017. Se criou um grupo de Whatsapp para servir de fonte de comunicação entre os membros da equipe de pesquisadores.
  • 18 de agosto de 2017. Reunião no Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho, no intervalo do lanche. Na pauta, os primeiros informes sobre a pesquisa e o perfil do aluno para fazer parte do projeto, que compreende a responsabilidade com horários e assiduidade nos encontros. Esclareceu-se que será um trabalho voluntário de estudos e vivências sobre pesquisa, pois não é matéria do currículo escolar e sim um acréscimo ao crescimento e amadurecimento dos participantes ao mundo da pesquisa. A participação organizada por escalas, pois os alunos nem sempre podem participar nos mesmos dias e horários agendados das ações de estudos preliminares e pesquisa de campo.
  • 18 de agosto a 20 de setembro de 2017: período de monitoramento sem encontros presenciais, por conta da minha preparação para a qualificação da dissertação do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES. Neste período foi realizado o material para os estudos dos alunos do projeto. 
  • 20 de setembro de 2017. Local: Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho às 15 h. Ações realizadas: apresentação da pesquisa @rte.ma: elaboração de MEA para a Educação Básica do Estado do Maranhão a partir das produções das artes visuais maranhenses do século XXI. Explicar de forma clara: os objetivos, o objeto da pesquisa, a metodologia da pesquisa, as perguntas científicas, a justificativa e a linha da pesquisa adotada. A importância da participação dos alunos-pesquisadores na concretização deste trabalho que objetiva a criar MEAs que possam contribuir com o ensino de arte para eles, com conhecimentos de artes visuais mais contextualizados com o estado ao qual residem.
  • 28 de setembro de 2017. Local: Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho às 15 h. Ações realizadas: novos esclarecimentos sobre o projeto de pesquisa e iniciação nos estudos sobre as temáticas a serem abordadas durante o processo.
  • 09 de outubro de 2017. Divulgação no grupo de Whatsapp da arte/logomarca da camisa do grupo. Inclusão da professora Januária Marques Sousa como colaboradora da pesquisa.

Arte das camisas do grupo PesquisAção
Fonte: a autora


  • 10 de outubro de 2017. Inclusão de um link de uma webquest para os pesquisadores do grupo PesquisAção acessarem conteúdos para estudo sobre a pesquisa científica em andamento.
Acesse a webquest pelo link abaixo
  • 18 de outubro de 2017. Local: minha residência (Conjunto Tambaú). Ações realizadas: reunião informal para entrosamento do grupo e tira-dúvidas durante o lanche/café. 
  • 19 de outubro de 2017. Local: Laboratório de Informática. Ação realizada: Divisão dos conteúdos a serem estudados e apresentados pelos alunos do grupo, sobre "metodologias da pesquisa cientifica". 
  • 24 de outubro de 2017. Professor Dr. Reinaldo Portal Domingo - coordenador da pesquisa, foi adicionado ao grupo de Whatsapp.
  • 25 de outubro de 2017. Local: Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho. Ações realizadas: início das apresentações sobre metodologias da pesquisa. Apoio pedagógico da Professora de Arte  - Januária Marques Sousa  e o grupo presente: Crislane Frazão, Dhanira Silva, Alessandra Sena, Janaína Souza, Marina Mendonça, Jéssica Santos, Rafael Anunciação, Ednando Melo e Thacila Soares.
apresentações sobre metodologias de pesquisa
Fonte: a autora


Ednando - apresentação oral
Fonte: a autora

  • 08 de novembro de 2017: Local: Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho às 15 h. Ações realizadas: reapresentação do projeto de pesquisa, apresentação do memorial dos dez artistas selecionados para a pesquisa, familiarizar os novos alunos-pesquisadores que estavam participando pela primeira vez da reunião, elaboração de um cronograma das próximas atividades a serem desenvolvidas e a divisão de conteúdos sobre metodologia da pesquisa para as próximas apresentações. A fonte de pesquisa disponibilizada foram textos do livro "Metodologia do Trabalho Científico" de Antônio Joaquim Severino. Os alunos que foram indicados para esses estudos foram os do 3º ano do Ensino Médio, já os do 2º ano, ficariam como ouvintes nas apresentações organizadas pelos temas:
  1. Modalidades e Metodologias de pesquisa científica p. 117
  2. Pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa p. 118-119
  3. Pesquisa Etnográfica p. 119
  4. Pesquisa participante e pesquisa-ação p.120
  5. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, pesquisa de campo p. 122-123
  6. Pesquisa exploratória, pesquisa explicativa p. 123
  7. Técnicas de pesquisa p. 124-126
  8. Os fundamentos teóricos-metodológicos da ciência p.106-111
  9. A formação das ciências humanas e novos paradigmas epistemológicos p.111-117
  10. O método como caminho do conhecimento ciêntífico p. 100-105
A participação nessa atividade de estudo contou com a presença dos seguintes membros da equipe PesquisAção: Lizandra Costa, Marina Mendonça, Alessandra Sena, Crislane Frazão, Rafael Anunciação, Janaína Freitas, Ednando Melo, Neiryanne Moraes e Robert Danilo Santos.

Estudos no Laboratório de Informática do C.E Domingos Vieira Filho
Fonte: Crislane Frazão


  • Sexta - feira, 10 de novembro de 2017. Local: sala de aula do C.E Domingos Vieira Filho. Ações realizadas: análise do material do Arte na Escola: - o kit artebr (com pranchas visuais e os cadernos educativos) e DVDteca (com curtas documentários sobre artistas e seus trabalhos). Estes, são modelos para a criação dos MEAs @rte.ma a serem realizados ao final desta pesquisa. Os participantes da equipe PesquisAção exploraram espontaneamente os recursos organizados sobre a mesa,  fizeram perguntas e assistiram um DVD "De corpo e Alma" de Karina Lambrecht. Foi solicitado que fizessem a análise, tanto do material gráfico como do audiovisual, com olhar de pesquisador e criador, observando detalhes de programação visual e de edição de vídeo, dos materiais expostos. A imagens a seguir ilustram esse momento.
Mesa com pranchas visuais e cadernos educativos do Artebr
Fonte: a autora

Alunos analisando os materiais
Fonte: a autora


Equipe participante desse estudo foram: Thacila Soares, Rafael Santos, Crislane Frazão, Dhanira Silva, Elizabeth Lima, Thays Silva, Robert Danilo Santos, Alessandra Sena, Taynessa Sena, Alessandra Madeira, Ruth Kesley Araújo e Ednando Melo. Essa demonstração foi realizada em rodízio com os membros da equipe, pois aconteceu no turno matutino, nos horários livres, então preferiu-se deixar o material Kit e DVD em exposição, aguardado-os ao final de suas aulas.  
  • 16 de novembro de 2017: Local: Laboratório de Informática da escola. Ações realizadas: apresentação do resultado dos estudos solicitados sobre tipos de metodologias da pesquisa científica, com a tutoria da professora Januária Marques Sousa, que assumiu o grupo nessa data, pois estava participando do Congresso da Federação de Arte Educadores - CONFAEB 2017, em Mato Grosso do Sul.
Fonte: Januária

Alunos presentes nesse dia: Crislane Frazão, Alessandra Sena, Thacila Soares, Robert Danilo Santos, Thays Silva, Alessandra Madeira Araújo e Elizabeth Lima.

  • 27 de novembro de 2017: Auditório da escola. Ações realizadas: informar aos membros do grupo o resultado de  aprovação da inscrição (processo 03020/17) do projeto de pesquisa "@rte.ma: elaboração de meios de ensino e aprendizagem para o Ensino Médio," pelo edital Com Ciência Cultural lançado pela FAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão nº 18/2017. O objetivo desse edital é "Apoiar projetos para o desenvolvimento da capacidade artístico e cultural dos estudantes das escolas públicas da rede estadual do Maranhão formando-os como sujeitos de cidadania ativa" (folha 1 do edital). No edital, versa a possibilidade de diálogo com eixos temáticos, e os que tiveram conexão foram: I. Residencia de artistas para pesquisa e experimentação, por conta do intercâmbio cultural e estético contínuo entre artista (s) e escola; o II. Criação, circulação e difusão da produção artística, por conta do foco na promoção da ampliação dos conhecimentos das artes visuais maranhense; e o VI. Cultura digital e comunicação, por conta do uso de ambientes digitais e mídias diversas durante o processo e resultado final da pesquisa (celular para fotos e vídeos, uso de blog, WEB, etc.). Com a aprovação do projeto, um orçamento foi disponibilizado para aquisição de uma máquina fotográfica profissional, material de custeio, material gráfico e transporte, apesar de não cair imediatamente esses valores em conta.
  • 11 de dezembro de 2017: o professor Murilo Santos informou que teria disponibilidade para realizar o workshop de fotografia e vídeo com o grupo às 15 horas, no auditório ou Laboratório de Informática da escola. Infelizmente, o Workshop não aconteceu por falta de confirmação de participação, pela maioria do grupo de pesquisa.
  • 14 de dezembro de 2017: Reunião no auditório da escola. Ações realizadas: Informes aos alunos participantes, traçar os planos da pesquisa de campo, apresentação dos resultados das pesquisas bibliográficas sobre Murilo Santos, Paulo César e Miguel Veiga, planejamento da entrevista, pedidos das camisas do projeto, workshop sobre fotografia e filmagem. Como esse é um período conturbado na escola, pois corresponde ao fim do ano letivo dos alunos, com tensão das provas e notas, encerrou-se as reuniões para dar seguimento ao início da pesquisa de campo a partir do período após o recesso de festas de fim de ano. Então a pesquisa de campo será tema das próximas postagens.


A seguir: A pesquisa de campo em ação.























Nenhum comentário:

Postar um comentário