quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Thiago Martins

O artista Dinho Araújo indicou que falasse com a marchand do artista, Samantha Moreira, e assim foi feito. Por ela consegui o número do celular do artista e entrei em contato por whatssap 09 de fevereiro de 2018. EThiago Martins solicitou que enviasse por E-mail as informações da pesquisa. Fiz um relato da pesquisa com informações do que é, qual o objetivo, a importância como instrumento de trabalho para o professor, etc. Enviei o formulário online pelo E-mail com as perguntas tópico guia.

dia 15 de fevereiro voltei a entrar em contato, para perguntar sobre o recebimento do e-mail e sobre a possibilidade de ter um encontro para conversar pessoalmente com ele. Ficou-se de combinar melhor, mas ficou pré acordado dia 23 de fevereiro.

Entrevista com Thiago Martins no Chão SLZ


O artista Thiago Martins nos recebeu para sua entrevista na tarde de terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2018. Uma entrevista dinâmica, intensa e descontraída, assim como o artista entrevistado. No apoio das filmagens, Dinho Araújo, e no make in off, Janaína.


Preliminares da entrevista - fotos Janaína Freitas

Thiago Martins em plena entrevista

Thiago Martins - o entrevistado, eu - a entrevistadora e Dinho Araújo na filmagem. Fotos: Janaína Freitas

O artista 

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Entrevista com Airton Marinho


Airton Marinho: o mestre da xilogravura no Maranhão






Airton Marinho foi contactado em 2017 no mês de novembro. Numa conversa informal foi adiantado o motivo da pesquisa e a presença de seu nome entre os escolhidos para fazer parte dos MEAs, mas somente em fevereiro iniciamos os contatos por telefone para agendar o encontro, porém por conta do artista também está trabalhando como Secretário de Cultura do Município de Vitória do Mearim, esse momento teve que ser adiado algumas vezes.

Airton Marinho nos recebeu em seu ateliê no Beco da Catarina Mina, nº 211, Centro Histórico de São Luís às 15 horas de 23 de fevereiro de 2018.
Em sua entrevista narrou a sua predisposição desde criança para o desenho, a sua experiência numa gráfica a partir dos seus 14 anos, ao chegar em São Luís de sua terra natal - Vitória do Mearim. As particularidades de seu estilo colorístico, seus temas voltados a cultura popular do Maranhão e a uma passagem pela história da xilogravura. 

Após a entrevista fizemos imagens de suas obras e de detalhes de seu ateliê e de sua apresentação de instrumentos de trabalho do artista. 

A obra de Airton Marinho


A obra de Airton Marinho é formada por várias séries de xilogravuras, pois depois de trinta anos de carreira já tem em seu acervo, obras memoráveis como as apresentadas nessas imagens a seguir, oriundas de seu blog: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br.

Uma ceia nordestina ... Xilogravura policromada
Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br

Mimoso da Ilha - Xilogravura policromada
Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br

Festas Juninas na Ilha - Xilogravura policromada
Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br

A lenda da Serpente - Xilogravura policromada
Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br

Mimoso da Ilha - Xilogravura policromada
Fonte: http://airtonmarinhoxilogravura.blogspot.com.br



Foto após a entrevista

Equipe PesquisAção após a filmagem da entrevista com o artista


Xilogravuras no ateliê do artista - foto de Janaína

Entrevista com Dila

A artista

Dila: a nossa representante maior da Arte Naïf

Consegui o contato da artista Dila com Silvânia Tamer - marchad de Rogério Martins em 8 de fevereiro, após muitas tentativas sem êxito. Liguei para Dila e conversamos sobre a pesquisa e a participação dela ao projeto. Ela adiantou que tem umas obras em casa que podia fotografar, pois não tinha imagens guardadas em computador. Por está acamada, pediu para ligar dia 20 de fevereiro para tentar acertar os detalhes.
A artista Dila, apesar da condições de saúde comprometidas por uma gripe, aceitou nos receber em sua residência no bairro do Cohaserma, no dia 23 de fevereiro de 2018.
Para essa entrevista, contamos com a parceria da estagiária Janaína Freitas no apoio e registros fotográficos e fílmicos com celular, Wilka Sales nas filmagens com câmera profissional e Andréa Frazão no apoio na iluminação e gravação de images e áudio.

Iniciando a conversa com a artista





Uma pausa para ajuste da câmera

A equipe nos bastidores


Wilka Sales filmando os materiais de pintura da artista




Por traz das câmeras



A entrevista

A entrevista com a artista Dila transcorreu sobre sua infância e sua vida profissional, sua iniciação na pintura,  na litogravura.









Obras de seu acervo particular

O Cristo  Óleos/tela 100x80 2011

Alegoria Mangueira - Litogravura 1986




Momentos das Fotos






Dila e eu - Monica Rodrigues



A equipe PesquisAção com a artista


Dila e Andréa Frazão

Dila e Janaína


Dila e Wilka Sales



Impressões


A história de vida e a presença marcante dessa artista deixou toda a equipe impactada, pois a sua importância para as artes visuais maranhense e incontestável, apesar disso não há holofotes a essa representante de  setenta e nove anos de idade, que vive sozinha com seu único filho, cachorros e gatos numa grande casa de sobrado, com suas telas, tintas e memórias.


Móveis com história da casa da artista


Baú e santuário de época


A voz de Dila

Filmado por Janaína de seu celular













quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Entrevista com Murilo Santos


Introdução

A entrevista com o fotógrafo profissional/cineasta e professor Murilo Santos aconteceu dia 21 de fevereiro de 2018, na residência no bairro do Bequimão, local que o artista realiza seus trabalhos de edição de vídeos e organização atualmente de todo seu extenso material fílmico de sua trajetória no campo do audiovisual. Acompanhando essa entrevista, tivemos a participação da pesquisadora estagiária Janaína Freitas.
Iniciamos as 15 horas os trabalhos com o artista posicionado entre suas câmeras de 8 mm e 16 mm e outros itens de filmagem que o acompanharam em sua trajetória profissional. Eu fazendo as perguntas da entrevista e Janaína responsável pelas fotos com a câmera de seu celular.

Uma prévia das questões da entrevista

As primeiras experiências com a fotografia e o audiovisual

Iniciamos com as histórias de Murilo Santos contando sobre seu contato com a fotografia, através de seu pai, fotógrafo amador e  depois suas primeiras experiências com o audiovisual.
Momento da entrevista




 


Explicado os instrumentos do fazer fílmico

Murilo Santos também realizou uma apresentação explicativa dos instrumentos do audiovisual desde a câmera portátil da época para filme 16 mm e a câmera 18 mm e rolos de filmes utilizados.




Itens do acervo audiovisual de Murilo Santos









Dicas do Mestre

Professor Murilo Santos aproveitou e colaborou com orientações valiosas do uso da câmera para registro fotográfico e fílmico.

Orientações sobre nitidez

Hora de colocar em prática as dicas 

O artista e seus instrumentos de trabalho

Momento Descontração após filmagem

Murilo Santos fazendo cena para Janaína 

Janaína experimentando a máquina filmadora de 16 mm

câmera de celular
Momento selfie
A entrevista com professor Murilo Santos foi concluída com sucesso e muitas histórias relevantes do cenário do audiovisual do Maranhão foram registradas, com uma amostra da sua trajetória como fotógrafo, cineasta  e ativista de causas sociais desde o início de sua carreira.